terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PERSUASÃO -- JANE AUSTEN


Persuasão (1818) é um romance da escritora britânica Jane Austen, escrito por volta de 1816. Seu título original é Pesuasion, e é o último romance completo escrito por Jane Austen, que o escreveu após terminar Emma (1816). A história se passa em Bath, e é relacionada a outro romance de Austen, Northanger Abbey

ENREDO.
O enredo gira em torno de Anne Elliot, filha de Walter Elliot, baronete de Kellynch Hall, a qual sete anos antes dos eventos narrados no romance, apaixona-se por Frederick Wentworth, inteligente, ambicioso, mas pobre, e é impedida pela família de contrair matrimônio com o mesmo. Tal rompimento foi feito sob a interferência da viúva Lady Russell, que não via vantagens no casamento com um homem sem tradições e sem conexões familiares importantes, temendo um futuro incerto para Anne.
A irmã mais velha de Anne, Elizabeth, após a morte da mãe, passara a tomar conta da casa. Inicialmente, tinha pretensões de casar com o herdeiro presuntivo da propriedade e do baronato, William Elliot, pois Sir Walter não tinha filhos homens para herdar; seus planos fracassaram mediante a notícia que William casara com uma mulher rica e adquirira independência.
A irmã mais jovem de Anne, a nervosa Mary, é casada com Charles Musgrove de Uppercross Hall, um bucólico vilarejo, onde Anne passa uns tempos, ajudando a irmã, após o aluguel de sua casa.
O pai de Anne, Sir Walter Elliot, acaba alugando sua propriedade ao cunhado de Wentworth, o Almirante Croft. Os Musgroves, incluindo Mary, Charles e suas irmãs Henrietta e Louisa, são convidadas a conhecer os Crofts, e as duas moças se sentem atraídas por Wentworth, porém Henrietta é informalmente compromissada com Charles Hayter.
Aos vinte e sete anos, Anne reencontra o ex-noivo, agora um oficial da marinha, interessado em sua vizinha, Louisa Musgrove, que é também concunhada de Anne, pois é irmã de Charles, casado com Mary.
Anne percebe que ainda ama Wentworth e tem de lidar com a convivência num ambiente em que ele se torna frequente e com a possibilidade de ser deixada de lado em favor de Louisa. É apenas quando Anne reconhece seus sentimentos íntimos como verdadeiros, que a persuasão se completa.

                                                                  Vista aérea de Bath, cenário de várias 
 passagens de "Persuasão"


Em visita a um amigo de Wentworth, o Capitão Harville, em Lyme Regis, Louisa Musgrove sofre uma queda e é socorrida adequadamente pela sensível Anne, fazendo com que Wentworth a admire ainda mais.
Louisa se recupera, mas desperta a atenção do amigo de Wentworth, Capitão Benwick, que recentemente ficou viúvo, e começa a ficar interessada por ele.
Enquanto isso, Sir Walter, Elizabeth, irmã mais velha de Anne, e a amiga Mrs. Clay, voltam para Bath. Anne começa a ser cortejada por William Elliot, mas não corresponde, pois não o admira muito.
Finalmente, os Musgroves visitam Bath para comprar roupas para Louisa e Henrietta, e o Capitão Wentworth e seu amigo Capitão Harville os acompanham. Anne e Harville discutem o relacionamento dos homens e mulheres apaixonados, enquanto Wentworth escreve umas notas, durante a conversa. O propósito da carta é falar de seus sentimentos por Anne. Em uma cena suave, Anne e Wentworth se reconciliam e renovam seu compromisso.

Significado literário e crítico.

Austen escreveu Persuasion durante o período em que esteve enferma, enfermidade esta que resultou em sua morte, dando margem a um romance mais curto e menos elaborado do que Mansfield Park e '”Emma”.
Apesar do impacto da doença de Austen, o romance é bastante original, e é o primeiro em que a personagem feminina principal já não é tão jovem; a biógrafa Claire Tomalin caracteriza o livro como um “presente para ela mesma, para Miss Sharp, para Cassandra, para Martha Lloyd...para todas as mulheres que tinham perdido suas chances na vida e que nunca desistiram de uma segunda primavera".
Ao mesmo tempo, o romance é uma marcha triunfal para a contrução do homem. Capitão Wentworth é um dos muitos oficiais navais da história, que ascenderam socialmente por mérito ou sorte, e não por herança. Ele marca um tempo em que muitas raízes sociais foram mudadas, tais como as do antigo rico, Sir Walter, que dá lugar ao novo rico, como Wentworth. O sucesso dos dois personagens irmãos de Austen na Marinha Real é particularmente significativa para a época.
Austen arremata seu romance da mesma forma que em Pride and Prejudice, quando a heroína ultrapassa os outros através do casamento

 .

Um comentário: